Mulheres que contam mulheres
A expertise do grupo As Meninas do Conto está na pesquisa e transposição da literatura oral para a cena, se apoiando na linguagem da narração de histórias e toda sua artesania, tendo no encontro com o público um momento especial de partilha.
Uma das primeiras ações de nosso projeto de Fomento ao Teatro contemplado na 37º Edição - "A escuta praticada, a palavra partilhada - 25 anos de teatro do Grupo As Meninas do Conto", foi a criação da Rádio As Meninas do Conto com o Programa Mulheres que Contam Mulheres. Produzimos 16 histórias contadas pelas atrizes do grupo, onde propusemos uma reflexão sobre as diversas possibilidades de ser mulher.
Clique aqui para saber mais.
A partir deste repertório para Podcast cada atriz selecionou um conto e criou uma intervenção narrativa, gerando diversidade de temas, estéticas e formas para contar estas histórias. Assim, criamos oito intervenções que têm na palavra o guia de aproximação com adultos e crianças, para sensibilizar a escuta, e conectar passado e presente através da oralidade.
As histórias têm uma média de duração de 20 minutos e podem ser apresentadas em conjunto ou separadamente, para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.
Teaser:
Abaixo sinopse das Histórias que compõem este trabalho.
A mãe de barro - Simone Grande
Um mito trazido da memória dos povos Arikapu e Tupari nos fala sobre uma mãe que se transforma em barro para ajudar sua filha.
Adaptação e narração: Simone Grande a partir de duas versões do conto encontradas no livro Moqueca de Maridos - de Betty Mindlin - com narradoras e narradores do povos Makurap, Tupari, Wajuru, Deoromitxí, Arikapú e Aruá.
A Menina que escutava o chão - Joice Jane Teixeira
Entre o visível e o invisível, a menina encontra parte de suas histórias. Em uma experiência sensorial, a atriz convida o público a descolonizar seu imaginário. História e música criada pela atriz a partir dos relatos de sua avó materna afro-indígena, Mãe Lió.
A Vaca no Telhado - Norma Gabriel
Serviço doméstico não é trabalho??? Ouça, nesta história , as trepidantes "desventuras em série" a que se submete um marido que resolve encarar o desafio proposto pela mulher.
Adaptado a partir de duas histórias: A anciã que tinha razão. (Conto Sueco) do Livro Histórias da Avó: Contos da Mulher sábia de várias culturas. Recontadas por Burleigh Mutén - Tradução de Geraldo Kordornfer e Luís Marcos Sander. E O marido que precisou cuidar da casa (Conto Norueguês) do Livro 103 Contos de Fadas de Angela Carter- Traduzido por Luciano Vieira Machado.