Nossa história
A Casa da História, inaugurada em setembro de 2001 pela atriz, diretora e contadora de histórias Simone Grande, e pelo diretor teatral e educador Eric Nowinski é um espaço cultural que desenvolve diversas atividades relacionadas à narração de histórias, ao teatro, à educação e à oralidade. Também é sede dos grupos teatrais As Meninas do Conto (fundado em 1996) e A Fabulosa Companhia (fundado em 2010). Reconhecidos pelo público e a crítica especializada, através de prêmios recebidos em diversas categorias , os espetáculos dos dois grupos frequentam os palcos da capital, do interior de São Paulo e de vários estados do país.
Além da produção e ensaios dos espetáculos da Fabulosa Companhia e As Meninas do Conto, a Casa da História tem programação dedicada à rodas de história, cursos e oficinas, apresentações teatrais e musicais, intercâmbio e troca com outros coletivos artísticos de São Paulo, do Brasil e de outros países.
A Casa possui espaços externos: área multiuso e jardim; e na parte interna, nosso espaço cênico, onde realizamos apresentações e temporadas teatrais, narrativas e musicais dos grupos da Casa e também de artistas que desejem se apresentar num espaço intimista e cheio de calor humano!
Nosso espaço também está aberto para receber educadores, educadoras e estudantes da rede pública e privada para atividades formativas e artísticas. Venha fazer uma visita!
A Casa se mantém ao longo destes anos de maneira independente, através das atividades oferecidas, e dos recursos obtidos pelos grupos em seus projetos e apresentações pela cidade e pelo país.
A Casa da História abre suas portas compartilhando seu espaço de maneira poética …a horta com temperos e chás, as flores de seu jardim, sua sala na área externa que tem o céu como teto e a área cênica interna...
Atualmente estamos em nosso terceiro endereço na zona oeste de São Paulo, localizado na Rua Doutor Francisco Figueiredo Barreto, 157 - Pompéia, próximo à nascente do Rio Água Preta, um rio urbano, que passa debaixo do SESC Pompéia e deságua no Rio Tietê. O espaço é lindo, dá uma olhadinha.
Inauguramos a Casa da História em 2001 na Rua Scipião, num pequeno galpão de costureiras, esta foi nossa primeira morada.
Em 2017, a Casa da História foi certificada pela Secretaria Municipal de Cultura como Patrimônio Imaterial da Cidade de São Paulo, consolidando-se como referência na Arte de Contar Histórias.